Liberdade: Um dia será, Sempre!
A Colectividade Biblioteca da Nazaré irá realizar no próximo dia 24 de Abril a partir das 21h30 a celebração do 49º aniversário da Revolução dos Cravos: 25 de Abril de 1974.
Esta comemoração será acompanhada por animação musical, com o grupo “Cantares de Abril”, a partir das 22h, por projeção de filmes e com a realização de uma exposição que irá manter-se na sede da Biblioteca até ao dia 1º de Maio.
É fundamental para nós, assinalarmos a data que mudou a vida da população portuguesa, com o fim do regime autoritário do Estado Novo para a organização da Democracia em Portugal.
Fundada em 1939, a Biblioteca da Nazaré, esteve sempre à frente do seu tempo, através de muita dedicação e voluntariado, com iniciativas organizadas de forma clandestina, sem medo! Com a força de várias gerações, formou-se um centro de cultura e conhecimento para a comunidade local, que oferece recursos essenciais para o desenvolvimento educacional e cultural no nosso concelho há mais de oito décadas.
Foi também importante pelas campanhas de literacia que promoveu ao longo da sua fundação e sobretudo no período de transição de regime. A ditadura tinha deixado uma população enfraquecida e uma elevada taxa de analfabetismo. Mas a acção solidária foi sempre mais forte.
É importante relembrar o que foi conquistado pelo movimento social. Militares e uma multidão de pessoas, muito jovens, que se uniram para acabar com a guerra, a tortutra, a censura e a pobreza.
É importante percebermos que a luta deve ser constante pela garantia de direitos fundamentais e pela melhoria das condições de vida da população.
A liberdade e a democracia são palavras absolutamente necessárias para a existência e crescimento desta Colectividade, só assim, em conjunto teremos oportunidade de crescer e desenvolver este espaço cultural, que é um ponto de encontro para todas e todos nós.
E não te esqueças, traz um Amigo!!
Consulta o evento aqui.
Colectividade Biblioteca da Nazaré
(Escrita sem o novo Acordo Ortográfico)