83 Anos da Associação Cultural: Biblioteca da Nazaré

Fundada em 1939, a Biblioteca da Nazaré celebrou no passado sábado, 2 de abril, o seu 83º aniversário.

Mais de oito décadas a prestar serviço à comunidade, uma experiência de proximidade,  através da promoção da cultura, em particular dos livros. O livro, essa coisa material que contém em cada página um novo mundo, que não tem vida própria, mas que respira nas mãos de quem o escreve e na boca de quem o lê.

Mais de oito décadas de promoção da leitura, da literacia, de criação de pensamento crítico, para que todas e todos pudessem desenvolver as próprias potencialidades e participar ativamente na sociedade.

Apesar de todas as dificuldades sentidas ao nível do seu espaço físico e dos recursos financeiros, foi e é com o ativismo de cada sócio e sócia, com a colaboração constante com outras organizações e com a fundamental presença do público que podemos contar e continuar o sentido primário da sua existência. Conseguimos imaginar quantas gerações pisaram este modesto lugar e encontraram razões para romper as fronteiras do pensamento?

No dia 2 de abril a Biblioteca da Nazaré esteve presente na Feira Social da Nazaré, um evento solidário com a presença de muitas atividades culturais, com a participação de diversas associações e coletivos. Ao final da tarde fizemos um direto na própria sede da Biblioteca para assinalar a data que marca a continuidade desta na história.

Salientamos também, que este aniversário obtém maior importância porque acontece no ano em que a Democracia ganha à ditadura e onde começam as comemorações para o cinquentenário da Revolução dos Cravos a 25 de Abril de 2024.

A Biblioteca nasceu durante o período do estado novo, foi sempre um espaço de intervenção contra a opressão e os totalitarismos, continuamos o caminho de manter vivas as conquistas de Abril, a luta pela liberdade, a democracia e pela valorização da Cultura e dos seus trabalhadores e trabalhadoras a nível local e nacional.

A Biblioteca da Nazaré estará sempre aberta à partilha da palavra, do diálogo e do pensamento crítico, num mundo onde a violência e a guerra parecem inevitáveis, este espaço é absolutamente necessário.

Vem conhecer-nos e traz um amigo!

Posted in Actividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.