Fundada em 1939, a Biblioteca da Nazaré celebrou no passado sábado, 2 de abril, o seu 83º aniversário.
Mais de oito décadas de promoção da leitura, da literacia, de criação de pensamento crítico, para que todas e todos pudessem desenvolver as próprias potencialidades e participar ativamente na sociedade.
Apesar de todas as dificuldades sentidas ao nível do seu espaço físico e dos recursos financeiros, foi e é com o ativismo de cada sócio e sócia, com a colaboração constante com outras organizações e com a fundamental presença do público que podemos contar e continuar o sentido primário da sua existência. Conseguimos imaginar quantas gerações pisaram este modesto lugar e encontraram razões para romper as fronteiras do pensamento?
A Biblioteca nasceu durante o período do estado novo, foi sempre um espaço de intervenção contra a opressão e os totalitarismos, continuamos o caminho de manter vivas as conquistas de Abril, a luta pela liberdade, a democracia e pela valorização da Cultura e dos seus trabalhadores e trabalhadoras a nível local e nacional.
A Biblioteca da Nazaré estará sempre aberta à partilha da palavra, do diálogo e do pensamento crítico, num mundo onde a violência e a guerra parecem inevitáveis, este espaço é absolutamente necessário.
Vem conhecer-nos e traz um amigo!